Danielle Coimbra
Da Agência Brasil
Brasília - A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) vai encaminhar na próxima semana uma proposta ao ministro da Educação, Tarso Genro, para que os alunos que não fizeram o Enade 2004 possam fazê-lo no dia 6 de novembro. De acordo com o presidente da Conaes, Hélgio Trindade, foi aberta uma exceção, tendo em vista que muitos alunos não foram informados a tempo da data do Exame Nacional de Desempenho. Ele alertou que a recomendação "é em caráter excepcional para o Enade 2004, o que não dá nenhuma possibilidade de que essa decisão vá se repetir com relação ao Enade 2005".
A proposta atenderá aos alunos que não foram dispensados de prestar o exame, aos que não compareceram ou que apresentaram uma justificativa não aceita pelo MEC. Hélgio Trindade afirmou ainda que os alunos selecionados para realizar o exame são obrigados a fazer a prova para receber o certificado de conclusão do curso. "É um exame obrigatório para todos os alunos de graduação do final do primeiro ano e do final do último ano". O aluno que não for selecionado para o Enade, acrescentou, terá a dispensa especificada em seu diploma.
O presidente da Conaes explicou que o exame é feito por áreas de conhecimento e a próxima prova das áreas avaliadas em 2004 será realizada em 2007. "Quem caiu na mostra e decidiu não fazer, pode ser dispensado pelo ministro, mas se não há razões para dispensa ele é obrigado a fazer de novo, para não ficar sem diploma, e terá uma nova chance em três anos, quando seu curso é novamente ofertado", disse.