Avaliação da educação nas Américas é tema de encontro em Brasília

11/07/2005 - 6h18

Brasília - A avaliação da educação básica e superior, feita pelo Ministério da Educação, será discutida a partir de hoje (11), às 8h30, durante a 1ª Conferência da Associação de Avaliação Educacional das Américas (AAEA), na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília (Finatec/UnB).

Promovido pela AAEA, o encontro traz ao Brasil pesquisadores, gestores e agências para discutir a avaliação em todos os níveis e estágios da educação nas três Américas. Entre os objetivos da entidade estão promover a cooperação entre os centros que fazem avaliação no continente para melhorar a qualidade dos sistemas educacionais; melhorar as avaliações e testes; trocar experiência em questões e metodologias em avaliação; fazer intercâmbio de projetos de pesquisas culturais.

Às 11 horas, o diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (Inep/MEC),
Dilvo Ristoff, faz palestra sobre o funcionamento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em abril de 2004 pelo MEC. Na quarta-feira (13), último dia do encontro, será realizada uma sessão plenária sobre a políticas públicas de avaliação da educação
básica no Brasil, com a participação de Carlos Henrique Ferreira de Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica, do Inep/MEC.