Daisy Nascimento
Repórter da Agência Brasil
Rio - Foram instaladas hoje (6) três plataformas elevatórias nas estações de embarque e desembarque na Praia Vermelha e no Pão de Açúcar, zona sul da cidade, para facilitar o acesso dos portadores de necessidades físicas ou com dificuldade de locomoção que visitam um dos mais importantes pontos turísticos da cidade.
Cada plataforma tem capacidade para transportar uma pessoa em cadeira de rodas, além do seu acompanhante, ou o equivalente a 340 quilos. O equipamento e a instalação dos elevadores custaram aproximadamente R$ 300, a preços de 2000, quando as peças foram compradas. Para a diretora geral da empresa que administra o Pão de Açúcar, Maria Ercília, a instalação do equipamento "é uma demonstração de preocupação, de solidariedade e cidadania, e mostra uma atitude de primeiro mundo", ressaltou.
O Pão de Açúcar recebe por ano aproximadamente 750 mil turistas, estrangeiros e brasileiros, dos quais menos de 1% são portadores de necessidades físicas. Com a instalação dos elevadores especiais, a expectativa é de que aumente nos próximos dias o número de visitantes com alguma limitação física.