Rossetto destaca sucesso de programas de seguro agrícola e garantia de safra

29/06/2005 - 20h08

Porto Alegre, 29/06/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, destacou hoje (29), ao participar de um seminário internacional sobre seguro agrícola, dois programas que, segundo ele, alcançaram grande sucesso no governo Lula: o Seguro da Agricultura Familiar e o Garantia Safra.

Segundo o ministro, o Seguro da Agricultura Familiar, iniciado no ano passado, já tem mais de 500 mil famílias incluídas. Já o programa Garantia Safra, ressaltou, é um programa especial para os produtores do semi-árido. "No terceiro ano em que estamos operando, já temos cerca de 200 mil famílias habilitadas", afirmou o ministro.

Ele destacou a prioridade e o apoio dados pelo governo à agricultura, especialmente a agricultura familiar. "Iniciamos o governo ampliando o volume de créditos para financiar a produção - saímos de R$ 2 bilhões para R$ 9 bilhões", disse Rossetto. "Estamos recuperando o sistema de assistência técnica, iniciamos o programa de comercialização e, para completar os nossos programas de apoio, iniciamos um programa de seguro para a agricultura familiar", acrescentou o ministro.

Rossetto explicou que a atividade agrícola é uma atividade de risco e que, por isso, esse seguro é fundamental para preservar a renda dos agricultores, em caso de perdas e, com isso, estimular a produção. O ministro destacou também a importância da troca de experiências com Espanha, que tem uma longa experiência na áea de seguros agrícolas e acidentes climáticos e está participando do seminário. "É uma parceria para dar seqüência a uma série de procedimentos acertados entre os presidentes Lula e José Luis Zapatero, da Espanha, durante visita oficial deste político ao Brasil.

Participam do Seminário Internacional sobre Seguro de Emergência e Seguro Agrícola 140 representantes dos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas e de movimentos sociais e entidades ligados à agricultura. O encontro, que começou hoje em Porto Alegre, termina sábado (2). Entre os participantes, estão a vice-ministra do Paraguai, Carmem Goldona, e o representante do governo espanhol, Fernando Urgás Moreno, que vão falar no sábado.