Porto Alegre, 29/06/2005 (Agência Brasil - ABr) - A secretária especial de Políticas para as Mulheres, ministra Nilcéia Freire, firmou hoje, em São Leopoldo (RS), pacto com prefeituras de oito municípios gaúchos, para implementação, nos próximos anos, do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.
As prefeituras desses municípios deverão apresentar projetos ao plano, que prevê uma listagem de 198 ações em favor da mulher, referentes a autonomia, saúde, educação e proteção contra a violência. Firmaram o pacto os prefeitos de São Leopoldo, Gravataí,Cruz Alta, Cachoeira do Sul, Charqueadas, Cachoeirinha, Esteio e Viamão.
Segundo a ministra Nilcéia Freire, cerca de 100 municípios já encaminharam à secretaria, em Brasília, projetos relacionados a políticas para as mulheres. Ela informou que, até o final do mês, os projetos serão analisados para definir os que receberão apoio financeiro do governo. De acordo com a ministra, à medida que as ações forem sendo divulgadas, outras prefeituras deverão aderir ao plano.
A coordenadora de Políticas para as Mulheres em São Leopoldo, Euli Steffens, informou que uma das primeiras ações a serem realizadas na cidade será a implantação de um centro de referência no combate a violência. Segundo Euli Steffens, o centro deverá estar concluído até o final do ano.