Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro, afirmou hoje (29) que, embora haja a construção de uma política de governo para a promoção da igualdade racial, o Brasil ainda está em estágio inicial nesse sentido. "A população negra brasileira não é minoria, é quase 50% do total, então não estamos falando de políticas públicas que podem ser apêndices de outras. Estamos falando de inclusão social de fato", comentou.
Após participar de um painel internacional, na Universidade de Brasília (UNB), que mostrou as desigualdades raciais vividas por Cuba, Palestina e Camarões, Matilde disse que, embora o andamento das políticas locais desses países esteja em estágios diferentes, todos têm em comum o desejo de construir uma agenda propositiva para os direitos humanos e para a paz. "Esse painel está tornando viva a história dos países. Com isso, nós poderemos entrar na 1ª conferência nacional mais informados e capacitados para pensar o Brasil e o contexto internacional."
Nesta tarde ocorre ainda o painel Proposições para as Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial. O painel antecede a 1ª Conferencia Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que terá início amanhã (30), em Brasília.