Rio, 29/6/2005 (Agência Brasil - ABr) - A importância do desarmamento na construção da paz social foi analisada por especialistas em direitos humanos em encontro internacional promovido hoje pelo Movimento Viva Rio, Fundação Konrad Adenauer e pelo Centro de Teologia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC).
Segundo a coordenadora do Projeto de Controle de Armas do Viva Rio, Josephine Bourgeois, "o debate representou mais um passo em favor da urgência da proibição da venda de armas no país num momento em que o Congresso Nacional pode colocar em pauta a aprovação do referendo do desarmamento".
No encontro, Josephine Bourgeois fez palestra sobre o tema Desarmamento e segurança pública na construção da paz e falou sobre a repercussão alcançada pela campanha de entrega de armas no Brasil. "Até agora, já foram recolhidas 360 mil armas, o maior número já conseguido no mundo, depois da Austrália, numa campanha que foi prorrogada duas vezes. Além disso, uma pesquisa apontou que 80% da população do Rio, São Paulo e Curitiba são contra a venda de armas", disse a representante do Viva Rio.
Participaram do debate Wilhelm Hofmeister, da Fundação Konrad Adenauer; a cientista política Emel Kurma, da Universidade de Istambul, na Turquia; Márcio Henrique da Silva Ribeiro, mestre em Teologia da PUC do Rio e Florian Hoffmann, do Núcleo de Direitos Humanos da universidade.