Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Caixa Econômica Federal atingiu este mês a marca dos R$ 50 bilhões em depósitos em cadernetas de poupança, com crescimento de 8,2% em relação a junho de 2004 e de 17,3% sobre o saldo de junho de 2003. Estatística da própria Caixa indica que o banco detém, hoje, 31% de participação no mercado, com 27,5 milhões de contas de poupança.
De acordo com o vice-presidente da instituição para Negócios Bancários, Fábio Lenza, esses números mostram que a Caixa é um "banco de todos os brasileiros", que atrai as classes média e alta e mantém a proximidade com o público de baixa renda.
Segundo Lenza, a segurança da Caixa e o fácil acesso à caderneta são atrativos para a aplicação, que passa com tranqüilidade pelas diferentes fases do mercado financeiro, arrebanhando clientes de todos os tipos. Recente pesquisa da CEF constatou, por exemplo, que a carteira de clientes da poupança está rejuvenescendo.
Além dos poupadores tradicionais, crianças e jovens compõem parcela cada vez maior dessa carteira. Em 2003, foram abertas 141 mil contas de poupança para crianças de até 13 anos de idade, e em 2004 foram abertas 172 mil, representando 22% de crescimento. Outro dado aponta que, atualmente, mais de metade dos aplicadores (52%) têm até 35 anos.