Prefeitos pedem que Câmara vote a reforma tributária

28/06/2005 - 15h20

Michèlle Canes
Da Agência Brasil

Brasília – Prefeitos de todo o país estão reunidos desde as 9 da manhã de hoje (28) com parlamentares, na Câmara dos Deputados. O encontro, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), tenta pressionar os deputados para que estes votem a Reforma Tributária. O encontro acontece no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal.

Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, 200 prefeitos devem estar presentes no evento além dos 13 senadores integrantes da Comissão de Assuntos Municipais do Senado. Ziulkoski afirma que o fato da Câmara dos Deputados não votar a Reforma tem prejudicado os municípios.

O presidente da CNM ainda disse que o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb) eleva a retirada da arrecadação das prefeituras. "Um quinto do orçamento vai para este fundo para ser redistribuído para financiar a educação básica. Só que enquanto estados e municípios são chamados para contribuir com R$ 45 bilhões por ano, a União se propõe, em 4 anos colocar R$ 4 bilhões somente.Assim mesmo parcelado sem correção e dando atribuições, tirando o dinheiro das prefeituras e passando para os governadores na maioria dos estados" conta.

Além da Reforma Tributária e do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb) outro assunto que será discutido é a Lei Complementar de Recursos para a Saúde.