Encontro em Fortaleza discute penas alternativas

28/06/2005 - 6h48

Fortaleza - A aplicação de penas alternativas e propostas para melhorar o sistema prisional brasileiro estarão em debate, a partir de hoje (28), em Fortaleza, durante a realização do Ciclo Regional de Palestras de Penas e Medidas Alternativas para as regiões Norte e Nordeste e do 1º Encontro Nacional de Reintegração Social.

Participam representantes do Ministério da Justiça, Poder Judiciário, Ministério Público e de organizações não-governamentais; juízes e promotores de todo o país e técnicos das penitenciárias.

Durante o encontro, será anunciada a criação de uma "rede social" como projeto-piloto nos estados de Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo e São Paulo. O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, também lançará um vídeo sobre experiências bem-sucedidas com a implementação de políticas de incentivo à aplicação de medidas alternativas e um manual sobre boas práticas de gestão penitenciária.

Os eventos, que prosseguem até quinta-feira (30), no Hotel Luzeiros, começam às 9h, com a abertura da reunião da Comissão Nacional de Penas Alternativas.