Porto Alegre, 28/6/2005 (Agência Brasil - ABr) - O juiz Gilberto Schaeffer, da 1ª Vara Cível de Guaíba, na região Metropolitana, marcou para sexta-feira (31) a audiência de conciliação entre os proprietários e os ocupantes da Agropecuária e Cabanha Dragão, em Eldorado do Sul, a 30 quilômetros da capital. Cerca de 350 famílias integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a propriedade na madrugada de ontem.
Além, dos representantes do MST e dos donos da fazenda, foram convocados para a audiência representantes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), da Secretaria Estadual de Reforma Agrária e da União. Foi solicitada à Justiça informação, com urgência, se há seqüestro de área, bens ou danos, porque a fazenda que pertence ao jordaniano Walled Isa Kahmis está sob intervenção federal. Advogados do proprietário alegam que a área foi seqüestrada judicialmente em 2004, quando Kahmis foi indiciado por lavagem de dinheiro e porte ilegal de armas.
Em Tupanciretã, na região central do estado, 180 famílias ligadas ao MST permanecem desde sábado (25) na Fazenda Boqueirão, que tem 1.400 hectares e foi declarada em 2001, pelo governador Olívio Dutra, como área de interesse social. O decreto, no entanto, foi anulado pela Justiça, que atribuiu o poder de desapropriação exclusivamente ao governo federal.