Spensy Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que seu governo "não tem jogado a sujeira pra debaixo do tapete". "Se tem um governo que tem sido implacável no combate à corrupção, desde o primeiro dia, é o meu governo", afirmou Lula, em pronunciamento à Nação, com duração de cerca de dez minutos, transmitido em cadeia de rádio e televisão pouco após as 20h.
Lula comparou o trabalho que o governo está fazendo no combate à corrupção com uma limpeza doméstica. "Tenho afirmado que o combate à corrupção é como uma casa onde há muito tempo não se faz uma limpeza de verdade, e onde muita sujeira está acumulada há muito tempo."
O presidente disse que estão sendo desmontados esquemas de desvio de dinheiro público anteriores a seu governo: "A nossa polícia desbaratou redes do crime, responsáveis por desvios de bilhões e bilhões de reais; esquemas que existiam há muitos anos e não eram investigados". "Quando você começa a limpar, o que mais aparece é lixo: atrás da porta, debaixo dos móveis, dentro dos armários", comparou o presidente.
Segundo Lula, esse "lixo" que está aparecendo pode dar às pessoas a idéia errada sobre a situação: "Isso pode até dar a falsa impressão de que a corrupção tem aumentado, quando, na verdade, o que aumentou, e muito, foi o combate à corrupção e, em decorrência disso, aumentou naturalmente a quantidade de prisões e ações da Polícia Federal, que aparecem quase todos os dias na televisão e nos jornais".
"Nunca o Brasil viu tanta gente importante e poderosa sendo presa por corrupção e por fraude contra os cofres públicos como agora: empresários, juizes, delegados, políticos, policiais e funcionários públicos graduados que há anos, às vezes há décadas, agiam impunemente", afirmou Lula.