Flávia Albuquerque e Paulo Montoia
Repórteres da Agência Brasil
São Paulo – Profissionais da área da radiodifusão do Brasil e do exterior reúnem-se, de hoje até sábado (25), nesta capital, para trocar experiências sobre o funcionamento de rádios públicas, democratização e cidadania no rádio. O encontro é organizado pelo Itaú Cultural e pela Associação de Rádios Públicas (Arpub). A experiência de rádios públicas internacionais dos Estados Unidos, França, Espanha e Brasil é um dos destaques entre os debates desta tarde.
O Primeiro Encontro Nacional (de rádio) é evento integrante do movimento Onda Cidadã, rede que reúne radialistas, professores, dirigentes de emissoras e representantes de entidades do setor, dedicado a discutir questões e usos da mídia rádio. A rede promoveu seu primeiro seminário em 2003.
Entre os temas em discussão neste encontro estão Radiodifusão Pública e Missão Institucional; Experiências Internacionais de Radiodifusão (pública); Informação Democrática - Um Serviço Público; Cultura e Cidadania nas Rádios Públicas; Rádio e tecnologia digital; Rádios públicas brasileiras - um plano de ação. Entre os debatedores estão o coordenador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Daniel Herz, e a diretora nacional de Jornalismo do Sistema Globo de Rádio, Mariza Tavares.
Também participam o diretor da Rádio MEC do Rio de Janeiro e vice-presidente da Arpub, Orlando Guilhon, o coordenador da Rádio e TV Comunitária Viva Rio, Tião Santos, o diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) ; Fred Ghedinni, e o diretor de Jornalismo da Radiobrás, José Roberto Garcez, além do comentarista da TV Cultura de São Paulo Ricardo Voltolini, especialista em terceiro setor e responsabilidade social.
Um dos painéis de destaque do primeiro dia é Experiências Internacionais de Radiodifusão, dedicado à troca de informações sobre a atuação de rádios públicas. Participam desse debate o adido de audiovisual do Consulado da França no Rio de Janeiro, Christian Boudier, o ex-diretor das rádios públicas norte-americanas NPR e Wyso Radio, Steve Spencer, e o jornalista Victor García Guerrero, da Rádio Nacional da Espanha. O mediador é o superintendente da Rádio Palmas, Darlan de Andrade.
O Primeiro Encontro tem entrada gratuita e a programação pode ser acompanhada pelo site www.itaucultural.org.br.