Coordenadora prevê mais linhas telefônicas para o Samu no Rio

23/06/2005 - 19h29

Rio, 23/6/2005 (Agência Brasil - ABr) - A coordenadora geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), inaugurado na terça-feira (21) em parceria com o programa estadual Emergência em Casa, informou que o congestionamento nas linhas telefônicas do serviço será resolvido à medida que o programa tenha toda a sua estrutura implantada, em um prazo de 90 dias.

Alcione Athayde informou que algumas medidas já foram tomadas, como o aumento no número de linhas telefônicas, e que a cada 20 dias entrarão em operação dez novas ambulâncias do Samu. "O que sobrecarregou nossas linhas foi o número imenso de pessoas telefonando para saber se o programa tinha sido realmente implantado. E nós tivemos nas primeiras 24 horas a duplicação do número de linhas telefônicas, que passaram de 12 para 24, além do número de profissionais reguladores", informou.

O sistema, na cidade, atende a emergências em casa por meio do telefone 192, e até esta quinta-feira já tinha recebido 443 chamadas, tendo realizado 110 de atendimentos domiciliares e 211 de regulação (orientação médica por telefone).