Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio - Com um barco inteiramente construído no país, o Brasil vai participar pela 1ª vez da maior e mais tradicional regata do mundo, a Volta ao Mundo. O barco Brasil 1, veleiro de 70 pés, o que equivale a 21,5 metros de comprimento, terá como madrinha a 1ª dama do país, dona Marisa Letícia. "A gente empregou muita tecnologia aqui no Brasil, importamos peças, mas muita coisa foi produzida no Brasil. Isso nunca foi feito antes. É como fazer um carro de Fórmula 1 no país", disse o diretor do projeto Brasil 1, Alan Adler.
Adler ressaltou o fato de que esta será a 1ª vez que o Brasil vai ter um barco e uma equipe participando da regata Volta ao Mundo, cuja criação data de 1973. Adler frisou a importância do projeto, não só pelo lado esportivo, "que é entrar em um seleto grupo de nações que conseguiram realizar projetos como esse e correr a regata Volta ao Mundo".
Outro desafio, conforme disse Adler, está vinculado à promoção do Brasil e da imagem do país e das empresas que estão apoiando o projeto no exterior.
Ele observou que o barco foi construído no Brasil, a partir de um desenho realizado pela equipe do neozelandês Bruce Farr, responsável pelos vencedores das últimas 6 regatas de volta ao mundo. A construção do Brasil 1 foi iniciada em outubro de 2004 e levou 8 meses para ser concluída.
A opção pelo desenho de Bruce Farr se deve ao fato de o Brasil não ter ainda um projetista. "E como o país pretende ganhar a regata, comprou um projeto ganhador", explicou Adler. O projeto de Farr é semelhante aos dos competidores do Brasil. A regata Volta ao Mundo, ou Volvo Ocean Race, será iniciada em novembro próximo e tem duração prevista de 8 meses, totalizando mais de 57 mil quilômetros, com encerramento em junho de 2006. O projeto tem como capitão o campeão olímpico brasileiro Torben Grael, que estará acompanhado do seu parceiro olímpico na classe Star, Marcelo Ferreira, além de outros velejadores nacionais e estrangeiros.
O Brasil 1 é apoiado pelo governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Segundo avalia o ministro Luiz Fernando Furlan, um dos principais incentivadores do projeto, essa é uma forma criativa e inovadora de mostrar uma faceta surpreendente do Brasil. O veleiro é apoiado também pelo Ministério do Turismo. Furlan, participa da solenidade de batismo do barco Brasil 1, às 15h30, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.