Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A escolha da ministra Dilma Rousseff para a Casa Civil foi bem recebida tanto por representantes do governo quanto por empresários. O presidente da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL-Energia), Wilson Ferreira, que participou de várias negociações com Dilma nos últimos dois anos, disse que a nova responsável pela gestão do governo Lula é uma grande executiva.
"Ela entra em uma mesa sabendo o que quer, é uma pessoa que tem perfil gerencial de obter resultados, grande capacidade de articulação, negocia bem, sabe ponderar interesses e tem compromisso com prazos nas coisas. Uma grande executiva", afirmou Ferreira.
A atuação da economista Dilma Rousseff no Executivo não começou no governo federal. Ela foi secretária de Energia, Minas e Comunicações do Rio Grande do Sul no período 1993-1994. Trabalhou com o então governador Olívio Dutra, hoje ministro das Cidades.
"Tenho uma expectativa muito positiva sobre esse novo desafio que ela enfrenta. Nos conhecemos em tempos desafiadores, quando discutíamos políticas, formatando programas do interesse da população gaúcha e brasileira. É uma personalidade política com capacidade técnica e sensibilidade social", ressaltou Olívio Dutra.
O ministro das Cidades lembrou que programas hoje em andamento no Brasil começaram a ser discutidos durante a gestão de Dilma Rousseff no Rio Grande do Sul. Entre eles, luz para todos,
aproveitamento de gás natural e integração dos sistemas de energia.