Brasília - O atual presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, ocupará interinamente o cargo de ministro de Minas e Energia. O Diário Oficial da União traz hoje (21) a exoneração, a pedido, de José Dirceu do cargo de ministro-chefe da Casa Civil. A edição tem ainda a nomeação de Dilma Rousseff como nova ministra órgão e sua exoneração do cargo de ministra de Minas e Energia. A cerimônia de transferência do cargo ocorre às 16h, no Palácio do Planalto.
José Dirceu reassume amanhã (22) o mandato de deputado federal pelo PT de São Paulo. Em seu discurso de despedida na semana passada, Dirceu disse que retorna à Câmara para esclarecer as "denúncias infundadas" feitas contra ele, o PT e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ex-ministro é um dos principais alvos das denúncias feitas pelo presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ). Em depoimento ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, o deputado disse que informou Dirceu sobre o "mensalão", esquema em que o PT pagaria mesadas a parlamentares do PP e PL para votarem a favor do governo no Congresso Nacional.