Lula afirma que é importante o papel da imprensa ao denunciar as "possíveis mazelas" do país

21/06/2005 - 13h53

Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Durante a abertura do Congresso Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Luziânia (GO), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a imprensa exerce um papel extremamente importante de denunciar as "possíveis mazelas" do país. "Agora, o que muitas vezes não fica claro é a diferença entre o governo que age para combater e o governo que deixa a imprensa esquecer a manchete e depois de uma semana não se fala mais", afirmou o presidente.

"Se as pessoas querem o combate à corrupção, as pessoas deveriam estar todas, sobretudo as que estão acusando, aplaudindo o governo, porque na história republicana – e ouso dizer isso na frente de trabalhadores e trabalhadoras rurais do meu país – nenhum governo fez contra a corrupção 20% do que estamos fazendo."

Segundo Lula, em dois anos e seis meses desde a sua posse, foram presas 1.290 pessoas, "por investigações do governo". "Alguns são soltos depois, porque o governo não tem o poder de prender, a Justiça que determina a prisão ou não", lembrou o presidente. Lula salientou ainda que, do total de presos nesse período, 129 são policiais federais e rodoviários federais.