Rio, 21/6/2005 (Agência Brasil - ABr) - Em depoimento hoje à Polícia Federal, o ex-presidente do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), Lídio Duarte, afirmou nesta terça-feira que mentiu ao repórter da revista Veja na entrevista sobre as denúncias de contribuição de dirigentes de estatais ao PTB. Argumentou que não sabia que a conversa estava sendo gravada. Por isso, segundo a Polícia Federal, o testemunho dele não acrescentará nada às investigações sobre as supostas irregularidades no Instituto e nos Correios.
Na reportagem publicada, Lídio Duarte denunciou um esquema de contribuição, para o PTB, de dirigentes de estatais indicados pelo partido. O ex-presidente do IRB, em um primeiro depoimento à PF, negou ter dado a entrevista, mas a empresa jornalística apresentou as fitas gravadas e o desmentiu.
Amanhã, o delegado Luiz Flavio Zampronha, responsável pelo inquérito, visitará o IRB para avaliar o andamento da auditoria interna cujo resultado está previsto para quinta-feira. Segundo a Polícia Federal, serão analisados contratos para avaliar os focos de corrupção no IRB e o funcionamento do suposto esquema.