Dilma diz ao presidente Lula que vai lutar para estar ''à altura de sua missão''

21/06/2005 - 18h38

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela confiança de ter lhe dado a função e disse que à frente do novo ministério vai lutar "para estar à altura de sua missão".

Em seu discurso, no Palácio do Planalto, logo após o de José Dirceu, Dilma elogiou o trabalho dele e disse que Dirceu lutou e acreditou que era possível "construir um país diferente". Segundo ela, o ex-ministro da Casa Civil ajudou o presidente Lula na "arte e no desafio" de governar.

Dilma também fez elogios ao governo Lula e disse que nestes dois anos e meio foi possível fazer um trabalho de gestão direcionado ao desenvolvimento econômico e social. Ela destacou como avanços os programas Bolsa Família, Brasil Alfabetizado e Luz para Todos.

No Ministério de Minas e Enegia, ela afirmou que fez o melhor possível e disse que quando assumiu o ministério, a pasta estava "inteiramente sucateada, com gravíssimos problemas de desequilíbrio econômico financeiro e apresentava os sinais do racionamento e de apagões junto com a injustiça de tarifas elevadas".

Dilma Rousseff assumiu a Casa Civil da Presidência da República em substituição a José Dirceu, que pediu afastamento da pasta na última quinta-feira (16). Ele reassume o cargo de deputado federal pelo estado de São Paulo amanhã. Na cerimônia de posse, praticamente todos os ministros do presidente Lula estavam presentes.

Com a saída de Dilma do Ministério de Minas e Energia, assume interinamente a pasta o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim.