CPIs não podem atrapalhar trabalhos do Congresso, reafirma Lula

21/06/2005 - 12h35

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender que a criação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) não podem atrapalhar o trabalho do Congresso Nacional. "Não podemos permitir que por conta de uma CPI o Congresso não funcione. O Congresso pode estabelecer horário para CPI, horário para as comissões, horário para votar. Esse país é muito grande e a democracia está muito sólida, para a gente achar que uma CPI pode criar qualquer embaraço", disse ao participar da abertura do Congresso da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Luziânia, Goiás.

Ele destacou que o Congresso Nacional não pode parar por causa de "insinuações", porque os projetos que tramitam no Legislativo são importantes para o país. "Eu não tenho no Congresso Nacional nenhum projeto pedindo aumento para o presidente, nenhum projeto pedindo prorrogação de mandato para o presidente, nenhum projeto pedindo a trieleição do presidente. Não tenho nenhum projeto do meu interesse. Os projetos que estão Congresso Nacional são de interesses desse país, de 180 milhões de brasileiros."

Segundo Lula, o Poder Executivo não pode interferir na fiscalização do Legislativo. "Eles que criem mecanismo de auto-investigação. Não tem como o Poder Executivo fiscalizar. É da responsabilidade dos deputados. Que criem quantas CPIs quiserem criar".