Casa Brasil quer levar biblioteca, rádios e tecnologia às 27 capitais

21/06/2005 - 18h30

Karina Cardoso
Da Agência Brasil

Brasília – "Sem conhecimento e educação, não há como superar as condições de miséria. E este é um projeto barato que mobiliza a comunidade e distribui conhecimento", avalia Sérgio Amadeu, presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Junto com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o instituto lançou hoje (21) o edital do Programa Casa Brasil, que visa combater a exclusão digital e social.

O projeto vai receber investimento de quase R$25 milhões do governo federal para a implantação de 90 unidades do Casa Brasil, contemplando todas as capitais brasileiras. A Casa Brasil funcionará como centros de alfabetização tecnológica e de lazer.

Em cada unidade constará um telecentro comunitário composto de, no mínimo, dez computadores, auditório, sala de leitura, espaço multimídia, rádio comunitária, biblioteca popular, laboratório de popularização da ciência e módulos de presença do governo federal. As Casas Brasil serão implantadas nos locais com menor qualidade de vida, maior índice de violência e grande densidade populacional.

O ITI espera que o projeto atinja de 3 a 5 mil usuários por mês, em cada unidade do Casa Brasil. O secretário de Inclusão Digital, Rodrigo Rollemberg, acredita que o Casa Brasil será uma oportunidade de melhoria da qualidade de vida da população. "Para disputar o mercado ou fazer alguma atividade que gere renda é preciso estar sintonizado com as tecnologias de informação e de comunicação. Esse programa melhorará a capacitação desses trabalhadores e abrirá novos horizontes", afirmou.

O governo federal financiará a instalação das unidades e a manutenção delas no primeiro ano de implantação. Nesse período está prevista a compra de equipamentos e móveis, além de gastos com reformas, adaptação do local e pagamento de bolsas para os monitores de cada unidade. Os parceiros locais deverão disponibilzar o espaço para a instalação das unidades e realizar outras ações que visem à sustentabilidade do projeto.