Servidores marcham até Ministério do Planejamento para pedir reajuste

20/06/2005 - 18h43

Bianca Paiva e Lucas Parente
Da Agência Brasil

Brasília – Os servidores públicos federais em greve encerraram sua caminhada hoje (20), em frente ao Ministério do Planejamento. Segundo a organização do protesto, cerca de mil trabalhadores participaram da manifestação. Para a Polícia Militar, o número de servidores não passou de 500.

De acordo com a Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), a greve, que teve início no dia 2 de junho, é a maior desde 1993. Segundo o secretário-geral da Condsef, José Milton Costa, está marcada para quinta-feira (23), uma reunião com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

"Esperamos que o ministro atenda o nosso apelo, que é o 18% de perda salarial acumulada entre os anos de 1999 e 2004", disse. Segundo as entidades que participam da greve, 75% dos servidores federais estão parados no país.

Doze mil servidores federais são esperados em Brasília dia 23. Participam da manifestação os trabalhadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e dos ministérios da Saúde, Fazenda e Cultura, entre outros.