Servidores em greve fazem caminhada até a Esplanada dos Ministérios

20/06/2005 - 15h35

Lucas Parente e Bianca Paiva
Da Agência Brasil

Brasília – Cerca de mil servidores públicos federais iniciam caminhada até a Esplanada dos Ministérios para a inauguração simbólica de um acampamento em Brasília. O ato, organizado pela Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef) e a Coordenação Nacional de Entidades dos Servidores Públicos Federais, reivindica um reajuste salarial de 18%.

Participam da manifestação os trabalhadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e dos ministérios da Saúde, Fazenda e Cultura, entre outros. Segundo as entidades, 75% dos servidores federais estão em greve no país.

Está marcada para quinta-feira (23) uma reunião com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, responsável por conduzir as negociações com os grevistas. Nesse dia, as entidades esperam que 12 mil trabalhadores participem de outro ato em Brasília.