Benedito Mendonça
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Entre os dias 19 e 26 de junho, o Brasil está comemorando a sétima Semana Nacional Antidrogas. Segundo o secretário nacional Antidrogas, Roberto Uchôa, em entrevista à TV Nacional, cinco mil educadores já foram preparados e esse número deverá chegar a 20 mil no próximo ano.
Segundo o secretário, no dia 21, a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), órgão ligado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, fará a prestação de contas do trabalho que vem desenvolvendo na área da redução da demanda e da oferta de drogas no país. Durante a cerimônia, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estarão sendo premiados os trabalhos de cartazes, jingles e fotografias sobre o tema das crianças da primeira à quarta série das escolas de todo o Brasil.
O secretário nacional antidrogas lembrou que durante a semana também será lançado um encarte em jornais de grande circulação sobre a redução da demanda de drogas no país. Além disso, assegurou, "lançaremos o site do portal do nosso observatório brasileiro de informações sobre drogas, que facilita o jovem a conversar conosco". Em outra ação, a Polícia Federal está programando para o dia 24 a queima de 80 toneladas de drogas apreendidas.
Conforme explicou o secretário Uchoa, também está agendada a realização de leilões de bens de narcotraficantes. O primeiro ocorreu em Minas Gerais e os próximos serão no Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. "O dinheiro arrecadado nesses leilões vai para o Fundo Nacional Antidrogas e se reverterá em ações de redução da demanda ou da oferta de drogas", disse.
De acordo com Uchôa, a Senad já realizou uma pesquisa para saber o perfil do consumidor de drogas no Brasil e está preparando uma segunda sobre o mesmo tema para estabelecer uma co-relação e apontar caminhos para combater a proliferação do consumo nos principais centros urbanos. "A pesquisa vai ser anunciada no final do ano", ressaltando uma tendência de diminuição do consumo de drogas em vários estados.