Previdenciários de todo o País vão a Brasília tentar acelerar negociações

20/06/2005 - 16h23

Melina Fernandes
Da Agência Brasil

São Paulo – Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência (Sinsprev) estarão nesta terça-feira em Brasília para tentar pressionar o governo para que as negociações avancem. Os previdenciários reivindicam uma reposição salarial emergencial de 18%, a adoção do plano de carreira negociado no ano passado e a contratação de 5 mil servidores por meio de concurso público. Até agora o governo não apresentou nenhuma proposta diferente do aumento de 0,1% - proposto em janeiro de 2003, janeiro de 2004 e janeiro de 2005.

Em São Paulo, a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completou hoje seu 18º dia, sem previsão de acordo entre os funcionários e o governo. De acordo com a superintendência do INSS em São Paulo, 55% das agências de todo o Estado não funcionaram nesta segunda-feira. – o que representa um recuo de 2% com relação a sexta-feira, devido a queda de 48% para 46% na adesão no interior de São Paulo. Na capital, 22 das 26 unidades permanecem em greve, mantendo o índice de 96% de paralisação. Na Região Metropolitana, a adesão foi de 61,5% segundo a Superintendência do INSS.

O Sinsprev contesta, no entanto, estes números. O sindicato afirma que a greve paralisou hoje 95% da capital e Região Metropolitana e 70% das agências do estado. Na próxima sexta-feira haverá reunião do comando de greve para definir novas datas e andamento da paralisação. Segundo a assessoria de imprensa do Sinsprev, a greve deve durar pelo menos mais duas semanas.

A superintendência paulista do INSS informa que as perícias agendadas com médicos das unidades da Previdência estão sendo realizadas mesmo nas agências que aderiram à paralisação. Os serviços mais procurados nas agências da Previdência Social podem ser encontrados na Internet, como a solicitação de inscrição como contribuinte, salário-maternidade, auxílio-doença, pensão por morte ou Certidão Negativa de Débitos (CND). O site do Ministério da Previdência Social é www.previdencia.gov.br