Ministra Dilma Rousseff assume amanhã chefia da Casa Civil

20/06/2005 - 19h55

Ana Paula Marra e Nelson Motta
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, vai chefiar a Casa Civil, em substituição ao ministro José Dirceu. O anúncio foi feito há pouco, no Palácio do Planalto, pelo porta-voz da Presidência da República, André Singer. A cerimônia de posse será amanhã (21), às 16 horas, no Palácio do Planalto. O atual presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, ocupará interinamente o cargo de ministro de Minas e Energia.

Economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dilma Rousseff já foi secretária de Fazenda (1986-1988) e secretária de Estado de Energia, Minas e Comunicações (1993-1994) do Rio Grande do Sul. No governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fez parte da elaboração do programa de energia e coordenou a equipe de infra-estrutura do governo de transição entre o governo de Fernando Henrique e Lula.

José Dirceu deixou a Casa Civil na última quinta-feira (17). Ao anunciar sua saída do primeiro escalão do governo, o ministro informou que vai assumir o cargo de deputado federal pelo PT de São Paulo. O pedido de exoneração de Dirceu deve ser publicado amanhã no Diário Oficial da União.