Ministério quer mobilizar sociedade para discutir políticas de assistência social

20/06/2005 - 6h08

Brasília - O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) promovem hoje (20) teleconferência sobre a V Conferência Nacional de Assistência Social. O objetivo é mobilizar a sociedade para que participe dos debates municipais, estaduais e nacional sobre políticas de assistência social.

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, participará da teleconferência, que será um espaço de capacitação para gestores e conselheiros. A proposta é que os estados e municípios organizem suas conferências a partir de metodologia elaborada pelo CNAS.

A V Conferência Nacional de Assistência Social, que reunirá cerca de mil gestores e conselheiros da área de assistência social em dezembro, formulará o Plano de Dez Anos do Sistema Único de Assistência Social. Antes da Conferência Nacional, serão realizados os encontros municipais e estaduais, que terão início nas próximas semanas e discutirão as necessidades regionais para o plano. Além do ministro, participam da teleconferência o secretário de Assistência Social do MDS, Osvaldo Russo, a presidente do CNAS, Márcia Pinheiro, e representantes da sociedade civil.