Lançado em Recife projeto para criação de núcleos de empreendedorismo juvenil

20/06/2005 - 8h28

Recife, 20/06/2005 (Agência Brasil - ABr) - Dois mil jovens de 16 a 24 anos, de oito municípios da região metropolitana de Recife, devem ser beneficiados com o programa Com Vocação, lançado hoje no Teatro Apolo, pelo prefeito João Paulo.

Criado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDS), em parceria com o Ministério do Trabalho, o programa visa instalar 15 núcleos de empreendedorismo juvenil nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Camaragibe, Abreu e Lima, Moreno e São Lourenço da Mata.

De acordo com o coordenador nacional do projeto, Epaminondas Gomes, os jovens vão receber capacitação para se tornar microempresários, podendo gerar emprego e renda. Epaminondas informou que foi feito um estudo para identificar as potencialidades dos municípios beneficiados e a vocação dos jovens aprendizes.

"As iniciativas de empreendedorismo serão viabilizadas por meio de parcerias com o setor privado e o poder público", disse ele. O projeto também prevê a formação de líderes comunitários, que desenvolvam trabalhos sociais dentro das comunidades.

Epaminondas Gomes ressaltou que a iniciativa não inclui apoio financeiro ao jovem. "Queremos mostrar o que é a realidade do mercado de trabalho empresarial e fazer com que enxerguem o mundo de maneira diferente, para que passem a ser condutores do futuro deles". Os jovens serão orientados durante um ano por administradores, psicólogos e assistentes sociais.

Os locais para inscrição serão divulgados posteriormente, nos municípios, por meio da afixação de cartazes em pontos estratégicos.