Associação quer estimular criação de novas ouvidorias públicas no país

20/06/2005 - 11h28

Ivan Richard
Da Agência Brasil

Brasília - "A Associação Nacional de Ouvidores Públicos (Anop) tem como objetivo apoiar ações dos ouvidores e estimular a criação de ouvidorias em órgãos onde ainda não existem", afirmou o presidente da recém-criada Anop, Elci Pimenta Freire, em entrevista à Rádio Nacional AM. A associação foi criada no dia 9 de junho, durante o 4º Fórum Global de Combate à Corrupção, em Brasília.

A associação pretende reunir ouvidores públicos das três esferas de governo (federal, estadual e municipal), de agências reguladoras, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. "Queremos ter uma atuação mais conjunta e estimular os governantes e os administradores das empresas públicas a criarem, nos órgãos administrados por eles, esse importante instrumento de construção da cidadania do nosso país que são as ouvidorias", diz Freire.

Segundo ele, é papel da ouvidoria fazer a mediação com o cidadão e criticar o funcionamento do órgão. "No sentido de aprimorar os serviços na busca da eficiência", completa Freire. "Uma ouvidoria não pode ‘engavetar’ um assunto. Ela tem de concluir, dar uma resposta, mesmo que essa resposta não seja satisfatória".