Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Uma equipe técnica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) brasileiro ajuda na organização da eleição presidencial de Guiné-Bissau, que ocorre hoje (19).
O envio de técnicos foi um compromisso firmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 13 de abril, quando visitou o país africano. A equipe foi enviada no dia 29 de abril com o objetivo de apoiar a Comissão Nacional de Eleições de Guiné no processo de preparação das eleições.
Os técnicos do TSE ajudaram no aprimoramento do processo de informatização dos dados do recenseamento eleitoral do país, o que tornou possível o recadastramento de 538 mil eleitores. O Brasil cedeu também 25 computadores à comissão.
Guiné-Bissau faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e é objetivo do Brasil aumentar os "laços culturais, políticos e de amizade", informa nota do Ministério das Relações Exteriores. O Brasil também participa da missão de observadores da CPLP para as eleições com representantes do ministério e da Ordem dos Advogados do Brasil.
A ação faz parte do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e de um conjunto de outras ações do governo brasileiro pelo desenvolvimento econômico de Guiné, que incluem projetos de cooperação técnica nas áreas de saúde e formação profissional, cooperação para a reestruturação das Forças Armadas e projetos de desenvolvimento agrícola e pecuário no âmbito do Foro Índia-Brasil-África do Sul (Ibas).