Resolução do PT afirma necessidade de partido acionar a militância para defender governo

19/06/2005 - 15h51

Elisângela Cordeiro e Pedro Biondi
Repórteres da Agência Brasil

São Paulo - Uma das principais conclusões da reunião do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), realizada ontem (18) na capital paulista, é a necessidade de o partido estreitar o diálogo com a opinião pública e os movimentos sociais para defender o governo Lula e construir pautas de reivindicação. "Somos um partido de governo e temos a responsabilidade de governar o Brasil junto com outros partidos, mas o PT está mobilizando seus dirigentes, seus militantes e os diretórios para se defender das acusações infundadas", afirmou o presidente do PT, José Genoino. A orientação consta da resolução intitulada "Em defesa do PT, da ética e da democracia", aprovada após mais de oito horas de reunião.

"O melhor para o PT é a realização de debates, de plenárias e discussão", disse Genoino. "O PT vai se defender, ao mesmo tempo debatendo com os seus filiados e militantes. O PT quer a verdade toda e vai responder a todas as acusações. O que nós não aceitamos é prejulgamento". Comentando o ato realizado na noite anterior, o assessor especial da Presidência da República Marco Aurélio Garcia afirmou que "a intenção é fazer outros atos pelo Brasil. E o José Dirceu (ministro-chefe da Casa Civil, que anunciou seu afastamento do cargo na última quinta-feira) vai desempenhar um papel importante nesse sentido." Continuou Garcia: "Acho que a manifestação de ontem é um sintoma muito claro dessa reação. Mas vamos ter claro que não é só a emoção que está nos movimentando, a razão também".

O documento conclama "todos os militantes e todos os simpatizantes e eleitores petistas para que se mobilizem, dialoguem com a sociedade para defender o PT e o governo". E acrescenta: "Cada vereador petista, cada deputado estadual e federal deve transformar sua tribuna num espaço de defesa dos valores e da história do PT e do governo Lula. Os Diretórios Municipais e Estaduais devem promover atos políticos e outras atividades para mobilizar a militância e os amigos do partido, informando e esclarecendo os filiados e opinião pública sobre os atos do governo e demonstrando todo o orgulho de fazer parte deste projeto e de ser um petista."