Ministro Gil afirma que governo e Lula conduzem adequadamente apuração de denúncias

19/06/2005 - 14h25

Cristina Índio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, afirmou hoje (19) que o governo federal está conduzindo adequadamente a apuração das denúncias recentes e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma influência importante nisso. "Com outros presidentes talvez as coisas não tivessem a iminência da reforma política, as exigências de transparência, o aprofundamento da capacidade de apurar, da capacidade de investigar, talvez não tivesse chegado ao ponto que chegou", disse Gil, em discurso na entrega da Praça dos Brinquedos, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. O ministro declarou que Lula é "um dos pilares da democracia brasileira hoje".

Nas duas últimas semanas, o deputado Roberto Jefferson (RJ), presidente do PTB, afirmou à imprensa e ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados que o PT mantém um esquema de pagamento de mesada a parlamentares do PL e do PP em troca de apoio político no Congresso Nacional. Disse também ter recebido R$ 4 milhões por intermédio do partido para a campanha eleitoral de 2004. O presidente do PT, José Genoino, negou o repasse e afirmou que o partido vai se defender à altura, "seja no Congresso, seja na Justiça". O líder do PP na Câmara, José Janene (PR), entrou com uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal contra Jefferson por calúnia e difamação.

Gilberto Gil afirmou que a reação aos episódios recentes é muito clara no sentido de mostrar que o presidente assumiu o cargo pelos setores que representa e pelos compromissos assumidos durante a sua trajetória: "Ele simboliza o nosso desejo democrático mais profundo. Não tenho, pessoalmente, a menor dúvida sobre isso." Depois, em entrevista, o ministro voltou a defender a importância do presidente para a democracia brasileira. "É evidente e temos que defender a unhas e dentes. A chegada do presidente Lula em si é uma coisa auspiciosa no Brasil, e os resultados, essa crise é um dos exemplos da importância que o presidente Lula tem para isso, para o aprofundamento da transparência, do compromisso democrático, do compromisso cidadão", afirmou.

Na avaliação do ministro, as medidas tomadas pelo governo até o momento estão de acordo com o nível das denúncias. "Se as suspeitas se aprofundarem, as investigações vão determinar o grau de aprofundamento ou não das suspeitas e da abrangência delas. As providências foram tomadas, a polícia, o Ministério Público, o próprio Congresso através da Comissão de Ética, o próprio presidente da República fazendo demissões, propondo mudanças nos seus quadros de governança. Não é à toa que a opinião pública está reagindo positivamente às ações do presidente", concluiu.

Na Praça dos Brinquedos inaugurada em Nova Iguaçu, foram colocados equipamentos construídos com ferro derretido de armas arrecadadas na Campanha do Desarmamento.