Paulo Virgílio
Repórter da Agência Brasil
Rio - Está marcado para a próxima terça-feira (21) o lançamento do projeto Exporta Nova Friburgo, com presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. O município, na região serrana do estado, é um dos dez no país escolhidos pelo ministério para a implantação do programa Exporta Cidade, de incentivo às exportações.
Nova Friburgo abriga o maior pólo de produção de moda íntima do país, além de indústrias têxteis, metalúrgicas, mecânicas e de alimentação. A cidade, fundada no século 19 por imigrantes suíços, tem também no turismo um importante setor de sua economia. Com uma população de 173 mil habitantes, Nova Friburgo apresentou um crescimento de 50,89% nas exportações entre 2003 e 2004. O volume exportado aumentou de R$ 6,18 milhões para R$ 9,33 milhões no período.
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a proposta do Exporta Cidade é trabalhar principalmente na capacitação de micro e pequenas empresas, para que possam fazer parte da cultura exportadora.
Após o lançamento do programa, Furlan participa da inauguração do Telecentro de Informação e Negócios, que vai funcionar na Agência de Desenvolvimento Regional do Sebrae-RJ.