Diretor de associação do transporte ferroviário pede que MP do Bem seja estendida ao setor

19/06/2005 - 9h08

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - O diretor executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, elogiou a MP do Bem, assinada na quarta-feira (15) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida provisória propõe uma série de reduções de impostos, para diversos setores, especialmente os exportadores. Falando no encerramento da 8ª Conferência Internacional de Ferrovias de Transportede Carga Pesada, esta semana no Riocentro, Vilaça conclamou o Ministro dos Transportes, Alfredo do Nascimento, a lutar para que os benefícios da MP se estendam à área de infra-estrutura.

Segundo Vilaça, "seria bom que o governo isentasse de impostos equipamentos de infra-estrutura para a melhoria da cadeia logística como um todo". Ele citou o imposto para a importação de componentes ferroviários e avaliou que a medida permitirá ao setor ter um planejamento estratégico e de futuro.

Pelos dados da ANTF, a malha ferroviária brasileira totaliza hoje 28,5 mil quilômetros. Existe previsão de aumento para 30 mil quilômetros até 2010. O número, porém, ainda é pequeno em comparação a países em desenvolvimento, como a China, e nações desenvolvidas como os Estados Unidos, onde a malha ferroviária totaliza 75 mil quilômetros e 200 mil quilômetros, respectivamente.

A 8ª Conferência Internacional de Ferrovias de Transporte de Carga Pesada ocorre a cada quatro anos e foi realizada pela 1ª vez no Brasil.