Professor Luizinho diz que Dirceu cumpriu bem seu papel de ministro

16/06/2005 - 18h59

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O deputado Professor Luizinho (PT-SP) afirmou, há pouco, ao deixar o Palácio do Planalto, que José Dirceu cumpriu "bem" seu papel de ministro (chefe da Casa Civil). Segundo o deputado, Dirceu está saindo do Palácio do Planalto, mas não sairá do governo. "Ele vai continuar defendendo tanto o PT quanto o governo de forma firme e determinada", afirmou Luizinho.

Ele criticou as "denúncias sem provas" feitas pelo presidente do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ). "Nunca vi querer condenar pessoas sem prova. Isso é inaceitável dentro do ponto de vista da pessoa do direito à cidadania", disse Luizinho. Em depoimento ao Conselho de Ética da Câmara, Jefferson disse que informou o ministro José Dirceu do suposto esquema de pagamento de mesada pelo PT a parlamentares do PL e do PP, em troca de apoio político.

Ao entregar o cargo, Dirceu anunciou que vai reassumir o mandato de deputado federal pelo PT de São Paulo.

O anúncio do afastamento de Dirceu foi acompanhado por 18 ministros: Aldo Rebelo, da Coordenação Política; Alfredo Nascimento, dos Transportes; Antonio Palocci, da Fazenda; Celso Amorim, das Relações Exteriores; Eduardo Campos; da Ciência e Tecnologia; Jorge Armando Félix; do Gabinete de Segurança Institucional; Jaques Wagner, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Ecônomico e Social; Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República; Luiz Gushiken, da Secretaria de Comunicação do Governo; Márcio Thomaz Bastos, da Justiça; Roberto Rodrigues, da Agricultura; Waldir Pires, da Controladoria Geral da União; Miguel Rosseto, do Desenvolvimento Agrário; Nilmário Miranda, da Secretaria de Direitos Humanos; Olívio Dutra, das Cidades; Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Paulo Bernardo, do Planejamento; e Ricardo Berzoini, do Trabalho.

Depois de comunicar que deixava o cargo, José Dirceu foi aplaudido por todos os ministros.