Procurador-geral da República abre investigação sobre denúncias de Roberto Jefferson

16/06/2005 - 19h41

Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, abriu nesta quinta-feira (16) uma investigação para apurar as denúncias do deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) sobre o suposto pagamento de mesadas a parlamentares do PP e do PL pagas pelo PT. As declarações do deputado foram publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo e, de acordo com a assessoria do Ministério Público Federal, já foram enviados ofícios para as pessoas citadas nas entrevistas. Os ofícios pedem que as pessoas mencionadas por Jefferson respondam, em cinco dias, sobre as acusações feitas contra eles.

O Ministério Público Federal não revelou o nome dos que dverão receber ofício. O presidente do PTB diz que, desde o início de 2004, levou essa informação sobre o suposto pagamento aos ministros José Dirceu (Casa Civil), Ciro Gomes (Integração Nacional), Walfrido Mares Guia (Turismo), Aldo Rebelo (Coordenação Política), Antonio Palocci (Fazenda) e ao presidente Lula. O ex-ministro Miro Teixeira (Comunicações) também teria sido informado.

No processo aberto hoje pelo procurador-geral da República, foi anexado o requerimento do presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), que ofereceu notícia crime contra Delúbio Soares, tesoureiro do Partido dos Trabalhadores.