São Paulo, 16/6/2005 (Agência Brasil - ABr) - A nota divulgada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) sobre o anúncio da saída do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, ressalta a trajetória política e a luta contra o neoliberalismo. Assinada pelo presidente nacional da Central, Luiz Marinho, a nota informa que "o deputado federal e ex-ministro José Dirceu tem sua história política ligada à defesa e organização dos movimentos sociais, contribuindo enormemente para que esses setores populares se convertessem em sujeitos da História e adquirissem a expressão social que hoje possuem".
Ainda de acordo com a nota, as mobilizações organizadas pelos setores populares sempre contaram com a "presença forte e aguerrida deste companheiro, na luta contra o neoliberalismo e o desmonte do Estado, praticado pelo governo passado".
A CUT diz acreditar que José Dirceu continuará defendendo, no Congresso Nacional, um governo democrático e popular, "ajudando a mobilizar a sociedade civil contra a corrupção e a tentativa de golpe que está sendo armada por setores conservadores, saudosos do passado".
Antes da confirmação da saída do ministro, a CUT havia informado que participará, com movimentos sociais, da mobilização marcada para amanhã (17) contra o que classificou de "golpismo e corrupção". A mobilização pedirá mudanças na política econômica e uma reforma política democrática.