Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro da Educação, Tarso Genro, entregou hoje (16) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a proposta acadêmica para a futura Universidade Federal do ABC (Ufabc), em Santo André (SP). O projeto foi elaborado pela Comissão de Implantação da Universidade Federal do ABC, com base no princípio de universidade pública e gratuita.
Durante a apresentação da proposta, o presidente da comissão, Luiz Bevilacqua, destacou que a região do ABC apresenta uma grande demanda de vagas no ensino público superior. São 45 mil vagas distribuídas em 30 instituições de ensino superior, sendo que a maioria é privada.
Segundo Bevilacqua, a Universidade do ABC pretende integrar ensino, pesquisa e extensão. A proposta prevê a implantação de três centros acadêmicos: o das Ciências da Natureza e Humanidades, de Matemática e Computação e de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas.
A criação da Ufabc está prevista no Projeto de Lei nº 3.962/04, que já foi aprovado na Câmara e está em tramitação no Senado. Segundo o ministro Tarso Genro, o governo está pronto para iniciar as ações técnicas, administrativas e institucionais para a implantação da universidade. "Se o Senado aprovar agora neste semestre, nós desencadeamos no segundo semestre e no ano que vem a universidade está funcionando", afirmou o ministro.
Tarso Genro disse acreditar que os senadores vão aprovar a criação da universidade em breve, uma vez que se trata de uma questão suprapartidária. "É de total interesse público e de interesse de todos os partidos que estão apresentados na região. Então, confio que em breve teremos essa aprovação e podemos dizer que no ano que vem a universidade já estará funcionando".