Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A partir de segunda-feira (20), os motoristas que forem renovar a carteira de habilitação para dirigir terão que fazer os cursos de direção defensiva e de noção de primeiros socorros. Os condutores que já fizeram esses cursos no momento da habilitação estão dispensados. Boa parte dos departamentos de trânsito locais exigem essa formação desde 1998, ano em que o Código Brasileiro de Trânsito entrou em vigor.
Diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ailton Brasiliense acredita que nos casos em que os cursos forem necessários, ao renovar a habilitação, os motoristas vão aprender dicas importantes para a própria segurança no trânsito. No curso de noções de primeiros socorros, a idéia é apenas orientar como agir para proteger uma vítima de acidente.
"O motorista estará preparado para preservar a vítima. Se você não mexer na pessoa e procurar proteger o espaço que ela está ocupando, sinalizando a via, você já está fazendo uma coisa importante", diz Brasiliense. De acordo com ele, a expectativa do Denatran é de que, até 2010, 25 milhões de motoristas já habilitados tenham feito os cursos.
O Conselho Nacional de Trânsito tornou essas orientações obrigatórias com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito no Brasil. Por ano, 34 mil pessoas morrem e 400 mil ficam feridas em acidentes nos centros urbanos do país.
Os motoristas terão três caminhos para fazer os cursos de direção defensiva e noções de primeiros socorros. Na primeira delas, antes de renovar a carteira de habilitação, ele freqüenta aulas nas escolas autorizadas pelos Departamentos de Trânsito locais. Se o condutor for a todas as aulas, o Detran poderá dispensá-lo da prova exigida para confirmar o aprendizado.
Na segunda opção, o motorista faz os dois cursos por correspondência ou Internet, desde que o material de estudo seja oferecido pelo Detran ou entidade credenciada. Ao final do curso, é preciso fazer uma prova presencial aplicada pelo Detran.
A terceira forma de regularizar a carteira de habilitação é estudar, em casa, pela apostila elaborada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e depois fazer a prova do Detran local. Para diminuir os gastos, o motorista tem a opção de estudar, sem pagar o cursinho, adquirindo a apostila, de graça, pelo site do Denatran: www.denatran.gov.
Mesmo assim, o condutor terá que pagar uma taxa administrativa para fazer a prova no Detran. O valor dessa taxa será definido por cada Detran. No Distrito Federal, por exemplo, o preço da prova é aproximadamente R$ 10.