Brasil está próximo de cumprir um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

16/06/2005 - 15h14

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Pelo menos uma das oito metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) deve ser alcançada pelo Brasil até 2015. O país já atingiu 78% da meta que determina reduzir à metade a proporção da população vivendo em extrema pobreza, em relação aos números de 1990. É o que aponta o relatório Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: um olhar da América Latina e do Caribe, elaborado por 12 agências da Organização das Nações Unidas (ONU), com coordenação da Comissão Econômica para América Latina (Cepal) e lançado hoje (16) no Brasil.

Segundo o relatório, entre 1990 e 2004 a proporção da população brasileira que vivia abaixo da linha da extrema pobreza reduziu de 23,4% para 14,2%. O documento aponta os Bolsa Escola e Bolsa Família como responsáveis por parte desse avanço.

"Estou convicto de que meta número um, a erradicação da fome e da pobreza absoluta nos conquistaremos até 2015", diz o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Ele conta que pesquisas realizadas sobre o Bolsa Família mostram que 80% do dinheiro recebido é gasto com alimentação. Para o ministro, um desafio que se desenha agora é integrar essas famílias atendidas em programas de geração trabalho e renda.

Os ODM foram adotados em 2000 pelos governos de 189 países, incluindo o Brasil, como um compromisso para diminuir a desigualdade e melhorar o desenvolvimento humano no mundo. Os oito objetivos propostos que devem ser cumpridos até 2015 são: erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para mundial para o desenvolvimento.