Brasília - O secretário da Reforma do Judiciário, Sérgio Renault, participa, de manhã, de debate sobre "Justiça participativa: a experiência internacional", durante a conferência "Acesso à Justiça por meios alternativos de soluções de conflitos". O encontro, no Hotel Naoum em Brasília, reúne especialistas do Brasil, Chile, Argentina, Canadá e Nova Zelândia, que discutem formas alternativas de solução de conflitos, como justiça participativa, técnicas de mediação civil e penal, e experiências comunitárias, entre outras.
Também participa do debate da manhã a professora da Escola de Criminologia da Universidade de Montreal e pesquisadora do Centro Internacional de Criminologia Comparada do Canadá, Mylène Jaccoud, e o professor do Centro de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Rosário (Argentina), Enrique Andrés Font.
À tarde, o tema do debate é "Perspectivas Nacionais: Mediação". Participam a professora do Departamento de Ciência Política da USP e pesquisadora-sênior do centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais, Maria Teresa Sadek; a presidente do Pró-Mulher Família e Cidadania, Célia Regina Zaparolli; o presidente do Conselho Nacional de Instituições de Mediação e Arbitragem, Adolfo Braga Neto; o coordenador do Grupo de Trabalho sobre Mediação da Universidade de Brasília (UnB), André Azevedo, o procurador de Justiça do Distrito Federal, Petrônio Filho, e o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo Kazuo Watanabe.