PF prende gerentes da Schincariol no Rio

15/06/2005 - 11h27

Jorge Machado
Repórter da Agência Brasil

Rio - Cerca de 600 agentes da Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal, fazem buscas desde a madrugada de ontem (15) em 12 estados como parte da Operação Cevada. A PF busca os acusados de participação num esquema de sonegação fiscal do Grupo Schincariol — considerada a maior fraude do tipo, no Brasil, em todos os tempos.

Só no estado do Rio, há 12 mandados de prisão, dos quais pelo menos quatro já foram cumpridos. Foram presos em casa os gerentes da Schincariol Carlos Alberto Brito Vieira, em Itaipu, Niterói; Gleydson de Souza Ferreira, em Itaboraí; Mirtes Fabiana Temóteo Ribeiro, também em Niterói; e Paulo Fadigas de Souza, no Leblon, na Zona Sul do Rio.

Mais de 70 pessoas já foram presas e indiciadas por formação de quadrilha. Os policiais cumprem ainda cerca de cem ordens de busca e apreensão, expedidas pela Justiça Federal de Itaboraí, no Rio de Janeiro.

Uma das fraudes praticadas era o uso de uma só nota fiscal para entrega de diversos carregamentos de bebidas por um mesmo caminhão. A Polícia Federal investigava o esquema há 14 meses.

Do Rio de Janeiro, Jorge Eduardo Machado