Operação Cevada leva à prisão 70 pessoas em 12 estados

15/06/2005 - 19h39

Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Setenta pessoas foram presas hoje pela Polícia Federal (PF) em 12 estados e indiciadas por formação de quadrilha, na chamada Operação Cevada. Entre os presos, estão seis advogados e oito funcionários públicos, dois deles, policiais militares. Os principais diretores e sócios da empresa de bebidas Schincariol estão presos na sede da PF em São Paulo. "Em princípio, é uma grande organização em sonegação fiscal", disse o delegado Cassius Baldelli.

A empresa é acusada de sonegação fiscal, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e corrupção. A estimativa é de que mais de R$ 1 bilhão podem ter sido sonegados pelo grupo nos últimos cinco anos.

De acordo com o delegado, o grupo Schincariol se utilizava de "parceiras", distribuidoras abertas em nome de pessoas sem condições financeiras para o empreendimento, os chamados "laranjas".

A investigação começou há dois anos, com denúncias anônimas recebidas pela Receita Federal e operações realizadas em postos fiscais.

Cassius Baldelli informou que dois grupos ajudavam no esquema de sonegação: o primeiro, em Minas Gerais, era liderado por Otacílio de Araújo Costa, da empresa Dismar Comercial; e o segundo, no Nordeste, por Marinaldo Albuquerque, da Disbetil Distribuidores.