Escola móvel leva educação alimentar a mais 12 estados

15/06/2005 - 20h06

Bianca Paiva
Da Agência Brasil

Brasília – Agora todos os 27 estados brasileiros vão contar com o Projeto Cozinha Brasil. Hoje (15), as últimas unidades das cozinhas-escola móveis foram entregues aos 12 estados brasileiros que faltavam: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Rondônia, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Roraima e Santa Catarina.

"A próxima etapa é conseguirmos novas adesões, mais recursos, mais caminhões, para que as comunidades carentes possam ter acesso aos alimentos de boa qualidade", acredita o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias. Ele espera conseguir mais recursos para desenvolver a próxima etapa da campanha, que já chegou a todos os estados brasileiros.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em parceria com o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), desenvolveu o projeto com o objetivo de elevar o nível de saúde e a qualidade de vida da população.

O diretor da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério, Marcos Dal Fabbro, enfatiza que o programa também pretende inserir a temática do desperdício. "Ao levarmos informações de educação alimentar adicional estamos contribuindo para que as famílias aproveitem os alimentos de forma integral", destacou.

A opinião é a mesma do presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli. De acordo com ele, "não é possível em um país que tem fome, e ao mesmo tempo, nós temos desde a sua colheita até a sua utilização final, 30% de desperdício dos nossos alimentos", explicou.

O Cozinha Brasil já recebeu mais de R$ 8,6 milhões em investimentos de empresas públicas e privadas. Com isso, já foi possível construir 27 cozinhas-escola no valor de R$180 mil cada.