Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - A Secretaria de Defesa Social lançou hoje (15), em parceria com a organização não-governamental Pernambuco Contra o Crime, campanha para incentivar a população a denunciar crimes contra pessoas idosas. A iniciativa inclui a veiculação de um filme nas emissoras de televisão e a fixação de cartazes em vários pontos da cidade, a exemplo de shoppings, hospitais e ônibus, com um telefone para denunciar agressores.
De acordo com Carmela Galindo, coordenadora do disque-denúncia, de janeiro de 2002 a maio de 2005 o sistema recebeu 2.177 ligações anônimas, relatando casos de violência praticadas contra pessoas de 65 a 70 anos. Ela disse que 69% das vítimas são do sexo feminino e que os tipos mais freqüentes de crimes envolvem agressões verbais e físicas, maus-tratos e abandono.
O superintendente da ONG Pernambuco Contra o Crime, José Borges, informou que os números reais da violência contra idosos são maiores do que os que estão sendo apresentados, porque como a maioria dos crimes ocorre dentro de residências, as autoridades não tomam conhecimento. "Estamos estudando a melhor forma de ajudar os idosos vítimas de agressão. Não podemos entrar numa residência sem um mandado de busca. Há casos graves de desvio de dinheiro de pensões em que a polícia tem que agir, uma vez que os agressores precisam responder a processos criminais", disse.
O maior número de denúncias registradas via telefone em Pernambuco dizem respeito à prática de violência dentro de casa contra mulheres, crianças e idosos.
Em Pernambuco, o disque-denúncia é 81-3421 9595.