Secretário diz que Rio não autorizará cortes no fornecimento de gás

13/06/2005 - 19h55

Rio, 13/6/2005 (Agência Brasil - ABr) - O secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, disse hoje que o Rio de Janeiro não irá autorizar possíveis cortes no fornecimento de gás natural nos segmentos residencial, veicular e comercial. Ele enfatizou, contudo, que se trata de uma medida de cautela, já que não existe previsão de corte.

Com relação ao setor industrial, Victer explicou que "os valores de corte das concessionárias com a Petrobras seriam negociados de forma consensual com os 40 maiores consumidores industriais do estado". Ele acrescentou que será mantido o cronograma de obras de distribuição de gás para outros municípios.

As informações foram prestadas após reunião do secretário com os presidentes das concessionárias fluminenses de distribuição de gás – CEG e CEG-Rio –, Daniel Jordá, e da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos, João Paulo de Andrade, e com o secretário de Defesa do Consumidor, Sérgio Zveiter.

Victer disse ainda que "nossa orientação foi para que as concessionárias buscassem fazer um esforço no sentido de atender o governo federal, sem prejudicar alguns segmentos importantes. Não achamos justo que 380 mil consumidores de gás veicular do estado fossem penalizados".