Lula recebe hoje diretor da Interpol para discutir pirataria

13/06/2005 - 16h35

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá hoje (13) no Palácio do Planalto o Secretário Geral da Interpol, Ronald Noble, para discutir os problemas que o Brasil enfrenta com a pirataria. A informação é do deputado Júlio Lopes (PP-RJ), que está acompanhando o diretor da Interpol na visita ao Brasil. Participa também da audiência com o presidente Lula o diretor sub-regional da Interpol na América do Sul, Armando de Assis Posse.

O parlamentar Júlio Lopes, que foi vice-presidente da CPI da Pirataria na Câmara dos Deputados, acredita que o encontro de Robert Noble com o presidente Lula poderá ajudar muito o Brasil. "O Brasil já avançou muito no combate a pirataria, mas este encontro é importante porque poderão ser acertados os próximos passos para enfrentar o problema."

O diretor da Interpol veio ao Brasil para participar de um o Congresso Internacional de Combate à Pirataria – Fórum Regional da América Latina, da Interpol e da Organização Mundial das Aduanas sobre Pirataria, que está sendo realizado no Rio de Janeiro. O encontro tem como objetivo encontrar soluções e trocar experiências sobre a questão da pirataria no Brasil e nos países do Mercosul.

A pirataria no Brasil é um crime que tem causado prejuízos aos cofres públicos da ordem de R$ 29,8 bilhões, em tributos que deixam de ser arrecadados, segundo o deputado Júlio Lopes (PP-RJ). "Cerca de 1,5 milhão de empregos deixam de ser criados por ano em função da pirataria e o contrabando de produtos", disse o parlamentar.