Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio – Uma pesquisa realizada no início deste ano identificou o baixo nível de conhecimento que os pequenos empresários têm das linhas de crédito e serviços oferecidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para reverter o problema, o banco deu início ontem (12) a uma intensa campanha institucional. Inicialmente na televisão, a campanha ganhará nos próximos dias outros veículos de comunicação, como revistas especializadas, jornais e emissoras de rádio.
Em entrevista coletiva, hoje (13), no Rio, o presidente do BNDES, Guido Mantega, disse que o alvo principal são os micro, pequenos e médios empresários. "Nosso objetivo é que o pequeno e médio empresários saibam que têm várias possibilidades de financiamento no Banco e que nós cobramos as taxas de juros mais baixas do mercado. Eles podem financiar máquinas, equipamentos, investimentos de toda natureza".
Do orçamento para marketing programado para este ano, no valor de R$ 30 milhões, o banco aplicará na campanha de mídia nos próximos três meses R$ 15 milhões, dos quais R$ 10 milhões para a etapa institucional e R$ 5 milhões para divulgação dos produtos, com destaque para o Cartão BNDES para compras pela Internet, que deve chegar a 100 mil unidades emitidas no decorrer deste ano. A expectativa é que a segunda etapa da campanha seja veiculada já na próxima semana.
Mantega disse esperar um retorno favorável à campanha. "Isso nos ajudará a cumprir as metas de desempenho que foram estabelecidas", afirmou, referindo-se ao orçamento previsto para investimentos em 2005, no montante de R$ 60 bilhões. "Achamos que tem um potencial grande. Nós estamos nos organizando para receber a demanda de vários empresários, estamos preparando os agentes financeiros que receberão também várias consultas. Tudo isso está sendo feito com esse objetivo", informou.