Rosamélia de Abreu
Repórter da Voz do Brasil
Brasília - Para evitar problemas para aposentados e pensionistas na hora de pedir um empréstimo consignado (com desconto direto na folha de pagamento), o governo elaborou uma cartilha que traz uma orientação sobre o assunto.
A cartilha "Roteiro técnico sobre empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS" foi elaborada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça em parceria com os ministérios da Previdência e da Fazenda.
De acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Ricardo Morishita, antes de fazer o empréstimo os aposentados e pensionistas devem fazer uma ampla pesquisa para escolher o melhor negócio escolhendo um banco com a menor taxa de juros. "Ele tem o direito de pedir informações no banco sobre os juros cobrados, como vai pagar e quais as taxas cobradas pelo empréstimo. Depois de fazer esse levantamento o aposentado e pensionista está apto a escolher a instituição financeira que fará o empréstimo consignado" explica o diretor.
Morishita lembra ainda que ao fazer o empréstimo, o consumidor aposentado e pensionista não precisa comprar qualquer outro produto ou serviço oferecido pelo Banco. "O Código de Defesa do Consumidor proíbe a venda casada. Ele não é obrigado a abrir conta bancária, e se ele possuir a conta não precisa contratar uma poupança, seguro ou título de capitalização."
Ricardo Morishita alerta ainda os aposentados e pensionistas para que não forneçam seus documentos a pessoas que se identificam como representantes de bancos e chegam nas casas dos consumidores oferecendo esses empréstimos."A gente sabe que ocorrem alguns golpes. Pessoas se apresentam como funcionário de banco ou se identificam como pesquisadores. Esses bandidos acabam conseguindo pegar o nome do aposentado com os números da identidade, do CPF e do cadastro no INSS e depois a gente sabe o que acontece."
A cartilha sobre empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS está sendo distribuída em todo o país. O roteiro está disponível também na internet no endereço www.mj.gov.br, no ícone cidadania. Para tirar qualquer dúvida, o aposentado ou pensionista pode ligar para o número 0800 – 780 191, da Previdência Social.